Pilares Mistos: Tubos Metálicos de Seção Quadrada e Retangular com Núcleo de Concreto de Alta Resistência Solicitados à Flexo-Compressão

Autores: Everaldo Bonaldo, Luiz Roberto Sobreira de Agostini

Resumo: As análises de pilares de concreto de alta resistência, em função dos resultados obtidos sugeriram a substituição das altas taxas de armaduras transversais e longitudinais por um tubo metálico. Como as pesquisas já realizadas, para pilares mistos, tubos de aço e núcleo de concreto de alta resistência, solicitados à compressão axial apresentaram resultados adequados de ductilização, foi desenvolvido este estudo que visa analisar pilares mistos solicitados à flexo-compressão, com pequenas excentricidades, com o objetivo de verificar também o efeito da ductilização.

Além de propor critérios de projeto de pilares compostos por tubo de aço de seção quadrada e retangular preenchidos com concreto de alta resistência, com enfoque às taxas de armaduras laterais de confinamento. Os ensaios tem por fim a determinação das deformações nos tubos de aço, e o encurtamento dos pilares mistos. O experimento pretende desenvolver um estudo comparativo entre os resultados obtidos nos ensaios de solicitações axiais com os ensaios de flexo-compressão, com relação às espessuras dos tubos, para avaliar o efeito de ductilização.

O presente trabalho faz parte de uma linha de pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP, sobre a tecnologia do concreto de alta resistência e seu desempenho como elemento estrutural.

Publicado em: IV Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto, São Paulo, 2000

Submetido por: Comissão Organizadora

Download artigo completo