Mecanismo de Reforço das Fibras de Aço ao Cisalhamento em Vigas de Concreto Armado Sujeitas a Carregamento Invertido

Autores: Everaldo Bonaldo, Armando Lopes Moreno Jr, Newton de Oliveira Pinto Jr

Resumo: O comportamento quanto ao cisalhamento em vigas de concreto de alta resistência submetidas a carregamentos reversos é tido como um tema pouco investigado. As cortantes reversas ocorrem com mais relevância em estruturas submetidas a abalos sísmicos, e onde se verifica a presença de cargas móveis. Análise de estruturas quesofreram abalos sísmicos revela que a maioria dos pilares romperam devido a altas tensões de cisalhamento, ausência de confinamento do concreto e efeitos de carregamentos bidirecionais.

Com relação a vigas de concreto armado submetidas a carregamento reverso, há autores que afirmam que o comportamento ao cisalhamento não seria alterado, enquanto outros concluíram que a parcela de cortante, resistida pela armadura de alma, seria reduzida em mais de 50%. Devido a ainda permanecerem sérias dúvidas, surgiu a idéia de se desenvolver uma investigação experimental em vigas de concreto de alta resistência reforçado com fibras de aço sujeitas a carregamentos invertidos.

Com o objetivo de desenvolver uma contribuição para o entendimento deste tema, foram analisadas experimentalmente 4 vigas, com concreto com 40 MPa de resistência à compressão, sendo 2 vigas sem adição de fibras de aço ao concreto e, 2 com adição de fibras de aço ao concreto. De modo a se ter uma comparação mais apurada, para cada par de viga uma foi ensaiada com carregamento normal e a outra com carregamento reverso.
O presente trabalho faz parte de uma linha de pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP, sobre a tecnologia do concreto de alta resistência e seu desempenho como elemento estrutural.

Publicado em: IV Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto, São Paulo, 2000

Submetido por: Comissão Organizadora

Download artigo completo