Patologia em Pavimentos Rígidos

Autores: Patrícia L. O. Maggi, Tiago Garcez Castellano

Resumo: Os pavimentos rígidos, de concreto de cimento Portland, apresentam como principal vantagem sua durabilidade. Espera-se que esse tipo de pavimento exija pouca manutenção, reduzindo custos e interrupções de tráfego. Observa-se, porém, que alguns pavimentos têm desenvolvido manifestaçõespatológicas e têm exigido reparos com pouco tempo de uso, ou até mesmo antes da liberação ao tráfego.

Neste trabalho foram levantadas as manifestações patológicas existentes em dois trechos de rodovias próximos à cidade de Curitiba e foi realizado um diagnóstico dos sintomas, causas, possíveis origens, mecanismos de formação e conseqüências dessas patologias. Foram observadas fissuras devidas ao carregamento direto e de retração.

Também foram encontrados degraus entre placas, esborcinamento de bordas, buracos com presença de água e falha de selagem. Grande parte dessas manifestações pode ter origem na fase de projeto, mas também pode ser causada por falhas na execução. Ambas as fases têm fundamental importância e devem ser controladas com rigor.

Publicado em: VI Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto, São Paulo, 2006

Submetido por: Comissão Organizadora

Download artigo completo