Mantas de CFRP no Confinamento de Elementos de Betão Submetidos a Compressão

Autores: Débora Ferreira, Joaquim Barros

Resumo: Para aumentar a resistência e a capacidade de absorção de energia de elementos de betão submetidos a compressão, provetes cilíndricos de betão de 150 mm de diâmetro e 300 mm de altura foram confinados com faixas de manta de fibras de carbono.

Foram aplicados diversos arranjos de confinamento, de forma a avaliar a influência da largura e do número de faixas, bem como do número de camadas por faixa, no aumento quer da resistência à compressão, quer da ductilidade do betão.

Leia artigo completo e download...

Reforço em Pilares de Concreto Armado por Cintamento Externo com Mantas Flexíveis de Fibras de Carbono

Autores: Alexandre de Oliveira Rigazzo, Armando Lopes Moreno Jr.

Resumo: Este trabalho aborda o comportamento de pilares de concreto armado reforçados, por cintamento externo, com compósitos de fibras de carbono (PRFC). A técnica de reforço em questão foi avaliada pela análise experimental de oito pilares de concreto armado com distintos arranjos de reforço. As variáveis estudadas foram a taxa de reforço, o espaçamento entre laços e a seção transversal do pilar.

Leia artigo completo e download...

Eficiência do Reforço de CFRP em Estruturas de Concreto Sob Efeito Térmico

Autores: A. S. Fortes, I. J. PadaratzJ, A. O. Barros, I. F. Freire

Resumo: Em complementação às pesquisas dos autores a respeito da fluência no concreto, apresenta-se neste trabalho um procedimento simples. consistente e muito eficiente para análise da fluência em estruturas de concreto. A metodologia aqui exposta é baseada no Método dos Elementos Finitos (MEF) e o problema da fluência é resolvido com a ajuda de qualquer programa comercial de elementos finitos disponível.

Leia artigo completo e download...

Análise Experimental e Numérica do Comportamento de Pilares de Concreto Encamisados com Polímeros Reforçados com Fibras de Carbono Submetidos à Compressão Axial Centrada

Autores: Ricardo Carrazedo, João Bento de Hanai

Resumo: Neste trabalho procurou-se simular o comportamento de pilares de concreto encamisados com compósitos de fibras de carbono e submetidos a esforços de compressão axial centrada. Utilizou-se o Método dos Elementos Finitos com consideração da não-linearidade física do concreto por meio do critério de Drucker-Prager. A camisa de compósito foi modelada com propriedades ortotrópicas (com isotropia transversal) desprezando-se a rigidez à flexão.

Leia artigo completo e download...

Simulação Numérica de Matriz de Concreto Reforçada com Fibras de Aço

Autores: Ricardo Schwan, Jean Marie Désir

Resumo: Este trabalho analisa a influência das fibras de aço no controle de propagação de fissuras no concreto. O modelo probabilístico em estudo é baseado no modelo desenvolvido por Rossi e Richer (1987) no Laboratoire Central des Ponts Chaussées e implementado por Silva (2000) onde o método probabilístico de fissuração é utilizado para acompanhar a propagação das fissuras numa matriz de concreto. O comportamento da matriz fibra-concreto, definido através de uma lei constitutiva distinta para cada material, é implementado num programa de elementos finitos onde os elementos obedecem a um comportamento elasto-frágil.

Leia artigo completo e download...