Durabilidade de Concreto – Uma Visão dos Sistemas Atuais contra a Corrosão de Armaduras

Autores: Paul Horst Seiler, José Eduardo Granato, Mauricio Grochoski

Resumo: No trabalho a seguir gostaríamos de apresentar os principais métodos de proteção química contra a corrosão de armaduras em estruturas de concreto. Apresentaremos dois tipos básicos de soluções. Primeiramente apresentaremos a novíssima tecnologia baseada em silanos organofuncionais que tem a capacidade de inibir e reduzir corrosão. Seguiremos então para a mais antiga tecnologia, a dos aditivos a serem adicionados ao concreto, onde a novidade é o desenvolvimento de softwares de predição baseados em estudos realizados por diversos laboratórios no Canadá e nos Estados Unidos.

Leia artigo completo e download...

Abordagem Probabilística na Previsão da Vida Útil das Estruturas de Concreto Armado

Autor: Jairo José de Oliveira Andrade

Resumo: Hoje em dia observa-se que uma grande quantidade de estruturas vem apresentando processos de degradação. Como em todo o fenômeno natural, verifica-se que existe uma grande dificuldade em modelar adequadamente esses processos, em função da grande variabilidade dos parâmetros intervenientes. As possíveis fontes de variação estão relacionadas tanto às características do concreto – como a permeabilidade, a resistência à compressão e a espessura de cobrimento às armaduras – quanto às condições ambientais – traduzidas pela umidade relativa, pela temperatura e pela concentração de agentes agressivos presentes.

Leia artigo completo e download...

Avaliação do Comportamento Frente à Corrosão pelo Ataque de Cloreto de Argamassa Armada Aditivada por Licor Negro de Celulose

Autores: Marcos Crivelaro, Isolda Costa

Resumo: Neste trabalho estudou-se a viabilidade do licor negro de celulose, um subproduto da indústria papeleira, atuar como aditivo na argamassa para proteção de barras de aço frente à corrosão causada por cloretos. Para os ensaios foram confeccionados corpos-de-prova de argamassa armada com e sem aditivo (amostra tipo branco). O licor negro de celulose foi adicionado durante a confecção da argamassa, em corpos-de-prova com armadura.

Leia artigo completo e download...

Monitoramento do Concreto Carbonatado pela Técnica de Potencial de Corrosão

Autores: Alexandre de Castro, Oswaldo Cascudo, Helena Carasek, Anne Neiry M. Lopes

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados procedentes de uma pesquisa experimental de mestrado efetuada no laboratório do Centro Tecnológico de FURNAS, que tem como objetivo o estudo da durabilidade de estruturas de concreto relacionado à corrosão de armadura induzida por carbonatação. Foi realizado o estudo do desempenho dos corpos-de-prova através do ataque do concreto via carbonatação (concentração de CO2 entre 5% e 6%), monitorando-se o estado superficial da armadura pela técnica de potencial de corrosão, ao longo do tempo de ensaio, avaliando-se com isto a capacidade de proteção de diversos concretos de cobrimento frente à ação do dióxido de carbono.

Leia artigo completo e download...

Carbonatação em Concretos com Altos Teores de Adições Minerais e Cal Hidratada

Autores: Markus Johannes Stumpp, Geraldo Cechella Isaia, Antônio L. Guerra Gastaldini

Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar a influência da adição de cal hidratada em concretos com altos teores de adições minerais, sobre as profundidades e os coeficientes de carbonatação dos concretos. As adições minerais são subprodutos de processos industriais ou agro-industriais, que por terem propriedades pozolânicas e de efeito filler, geram benefícios para a pasta do concreto. Além dos benefícios ao concreto a utilização destes rejeitos, auxilia na reutilização destes subprodutos, diminuindo o impacto ambiental e o custo de sua deposição final.

Leia artigo completo e download...