Retroanálise de ensaios na 3ª Ponte sobre o Lago Sul de Brasília

Autores: Pedro Afonso de Oliveira Almeida, Fernando Rebouças Stucchi, José Fernando Souza Rodrigues, Marcelo Waimberg, Daniel Berger

Resumo: O artigo abordará a descrição da geometria da obra e seu método construtivo, com ênfase na protensão dos estais. Também será mostrada a necessidade de reajuste das forças nos estais e como foi feita a retroanálise através de modelo computacional, sobretudo da fase de testes.

Leia artigo completo e download...

Performance of a 40-year Old Concrete Bridge with Embedded Pre-Stressed Galvanized Strands

Autores: Paulo Helene, Maria Fernanda Pereira, Pedro Castro

Resumo: Despite recent literature prevent the use of pre-stressed galvanized steel in concrete, it was detected a bridge constructed with pre-stressed galvanized strands embedded in concrete that has been in service for more than 40 years showing adequate behavior. A detailed inspection of this Uruguayan National Monument was performed using electrochemical, mechanical, physical and chemical techniques on site and laboratory.

Leia artigo completo e download...

Redistribuição de Momentos em Vigas Contínuas Protendidas com Cabos Externos

Autor: Claudia Maria de Oliveira Campos

Resumo: Elementos estruturais de concreto protendido podem ser, eventualmente, submetidos a sobrecargas maiores que as previstas, ou podem ser projetados para permitir um certo grau de fissuração, o que acontece no caso de protensão parcial. No caso específico de vigas hiperestáticas protendidas com cabos não aderentes (internos ou externos), a determinação da variação de tensão na armadura protendida após a fissuração é mais complexa, pois a hipótese de compatibilidade de deformações na seção não é mais válida, Além disso, para estas vigas é importante quantificar a redistribuição de esforços internos, uma vez que esta é influenciada por diversos parâmetros.

Leia artigo completo e download...

Estudo Experimental da Resistência à Flexão de Vigas Hiperestáticas Construídas em Aduelas Pré-Moldadas Protendidas com Cabos Sintéticos Externos

Autores: Aellington Freire de Araújo, Giuseppe Barbosa Guimarães

Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a variação de tensão nos cabos de protensão de vigas hiperestáticas construídas em aduelas pré-moldadas, com juntas secas, sob cargas de serviço e na ruptura. Foram ensaiadas três vigas hiperestáticas com dois vãos iguais, diferindo apenas quanto à relação l/dp (vão/altura). As vigas são protendidas com dois cabos sintéticos externos com traçado poligonal. Os cabos utilizados são feitos com fibras sintéticas de alta resistências (2700 MPa) e alto modulo de elasticidade (126000 MPa) conhecidas como Kevlar.

Leia artigo completo e download...

Influência da Relação Comprimento/Altura da Aduela na Resistência a Flexão de Vigas Protendidas

Autores: M.E.N. Tavares, J.M. Désir, P.C.R. Martins

Resumo: Este trabalho apresenta um estudo teórico experimental sobre o comportamento à flexão de vigas protendidas com aduelas, tendo como principal objetivo quantificar a influência da relação comprimento/altura da aduela na resistência à flexão de vigas protendidas. Esta pesquisa faz parte do estudo do comportamento de vigas em aduelas de concreto protendido com protensão interna, externa e mista, iniciada por Martins (1989).

Leia artigo completo e download...