Aspectos do Projeto e Fabricação do Viaduto Estaiado sobre a Rodovia dos Imigrantes

Autores: Pedro Afonso de Oliveira Almeida, Minoru Onishi, Hideki Ishitani, Rui Oyamada, Tunehiro Uono

Resumo: As recentes privatizações da malha rodoviária do estado de São Paulo vêm exigindo necessidades de ampliação da infra-estrutura viária do Estado. Essas ampliações exigem menor prazo de execução em razão da precária infra-estrutura existente, que demandam do meio técnico nacional o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias de construção de pontes e viadutos, tal como recentemente ocorreu na construção do Viaduto Estaiado sobre a Rodovia dos Imigrantes, na baixada Santista.

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Desenvolvimento de um Sistema de Lajes Aligeiradas Usando Elementos Pré-fabricados do Tipo Pré-Laje

Autores: A. Serra Neves, S. Macedo Peixoto

Resumo: Neste trabalho é apresentada uma solução de lajes realizadas com elementos pré-fabricados pré-esforçados que incluem um aligeiramento com betão de argila expandida. Após uma descrição das principais soluções usadas em Portugal para a realização de pavimentos aligeirados, é descrita uma solução alternativa que conjuga as vantagens do aligeiramento ao efeito favorável da presença de uma cofragem “perdida”, permitindo assim a obtenção de uma laje com um comportamento semelhante ao de uma laje maciça. A solução tem por base elementos de pré-laje em betão pré-esforçado com aligeiramento incorporado nos próprios elementos.

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Estruturas Pré-fabricadas de Concreto – Apresentação de Método de Verificação de Performance

Autores: Janilce Santos Negrão Messias, Mauro Lacerda Santos Filho

Resumo: O panorama construtivo atual tanto no Brasil como no restante mundo está em transformação e, nesse contexto, buscam-se novos métodos para redução de tempo de execução e outros custos desnecessários sejam eles decorrentes de falhas humanas como erros, acidentes ou de deficiências ou limitações dos materiais empregados. O desperdício, tão comum em obras de Construção Civil é outro item que neste estudo é encarado como algo a ser evitado, controlado ou até mesmo eliminado do cenário das empresas da atualidade. Outros parâmetros que são levados em consideração são a segurança estrutural e a prevenção de riscos. Neste trabalho é proposto um método de análise e prevenção de riscos para as estruturas pré-fabricadas de concreto tratando-se de forma mais específica de painéis estruturais pré-fabricados.

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Métodos de Avaliação da Deformação Devida à Fluência do Concreto Aplicados às Lajes com Vigotas Pré-Moldadas

Autores: Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho, Roberto Chust Carvalho, Sydney Furlan Júnior, Márcio Roberto Ayub Tirintan, Aline Cristine Rogge

Resumo: As lajes com vigotas pré-moldadas têm sido muito utilizadas em pavimentos de edificações. A condição determinante para a escolha da altura e armadura desses elementos, quase sempre, é a deformação excessiva. Uma peça de concreto armado ao ser carregada, apresenta deformação que não se mantém constante ao longo do tempo. Esse fenômeno, fluência, é complexo e envolve diversas variáveis. As normas fornecem coeficientes de fluência que avaliam apenas a deformação do concreto (sem a influência da armadura), e indicam expressões de cálculo da flecha no tempo infinito que, geralmente, subestimam seu valor final.

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Estudo Experimental do Comportamento da Região das Mesas de Lajes com Nervuras Parcialmente Pré-Moldadas: Consideração da Punção

Autores: Luiz Gustavo Buscariolo, Marcos Alberto Ferreira da Silva, Roberto Chust Carvalho, Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho

Resumo: Este trabalho estuda o comportamento das mesas de lajes pré-moldadas, que por serem confeccionadas com pequena espessura, podem estar sujeitas à punção ou a uma grande flexão na direção transversal às nervuras. Na redação da nova norma de concreto (NB1/2001) o valor mínimo da espessura foi diminuído além de ter aumentado o espaçamento máximo permitido entre nervuras. Analisam-se também as novas prescrições referentes ao fenômeno da punção.

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