Estado da Arte do Concreto nas Primeiras Idades Sujeito a Vibrações Induzidas pelo Tráfego de Veículos

Autores: Juliana Ferreira Fernandes, Pedro Afonso de Oliveira Almeida

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo obter informações complementares sobre o comportamento do concreto de alta resistência nas primeiras idades, executados em ambientes submetidos a vibrações, como as rodovias. O objetivo deste trabalho é reportar o estado atual de conhecimento disponível na literatura sobre a freqüência aceitável da camada de concreto de alta resistência em execução do pavimento rígido, a fim de suportar as oscilações do tráfego.

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Verficação do Estado Limite de Fendilhação em Pavimentos Compostos de Betão com Nervuras Pré-Fabricadas e Pré-Esforçadas

Autores: Rui S Camposinhos, A Serra Neves

Resumo: O objectivo em prever métodos práticos e expeditos para o controlo da fendilhação em lajes que realizam pavimentos mistos de betão moldado em obra com nervuras pré-fabricadas de betão pré-esforçado deve ser procurado sem comprometer a sua competitividade em relação a outros sistemas de pavimentos. A verificação efectiva do estado limite de largura de fendas tem sido ignorada no dimensionamento das lajes aligeiradas pré-esforçadas. De facto, o procedimento corrente tem consistido em comparar o valor de tensão de tracção na fibra extrema da secção com o valor característico da tensão de rotura à tracção simples, considerando as secções em fase não fendilhada.

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Análise de Pavimentos Portuários em Laje de Concreto Armado Sob Cargas de Grande Intensidade

Autores: Charlei Marcelo Paliga, Mauro de Vasconcellos Real

Resumo: Os pavimentos dos portos normalmente estão sujeitos a cargas de grande intensidade. Quando a posição da carga é fixa, pode-se adotar a solução de estaqueamento, como é feito sob as bases dos guindastes fixos, por exemplo. Contudo, quando a posição das cargas é variável, como nos pátios de armazenamento de contêineres e nos locais de trânsito das empilhadeiras e guindastes móveis, uma solução em pavimento de concreto deve ser adotada. Dependendo da intensidade das cargas este pavimento de concreto deverá ser armado.

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“Overlay”: Solução ou Problema da Camada de Rolamento de Pontes ou Viadutos?

Autor: Paulo Fernando Araujo Silva

Resumo: Entende-se por “Overlay” a camada de rolamento empregada para melhorar as condições de dirigibilidade. O “Overlay” pode ser de concreto ou de material asfáltico. Apresentaremos os “Overlays” de concreto, os quais têm uma Vida Útil superior a 40 anos, enquanto os de materiais asfálticos têm uma Vida Útil compreendida entre 10 anos e 25 anos. Entretanto, temos visto “Overlays” de concreto que não duram mais que 3 meses.

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Patologia em Pavimentos Rígidos

Autores: Patrícia L. O. Maggi, Tiago Garcez Castellano

Resumo: Os pavimentos rígidos, de concreto de cimento Portland, apresentam como principal vantagem sua durabilidade. Espera-se que esse tipo de pavimento exija pouca manutenção, reduzindo custos e interrupções de tráfego. Observa-se, porém, que alguns pavimentos têm desenvolvido manifestaçõespatológicas e têm exigido reparos com pouco tempo de uso, ou até mesmo antes da liberação ao tráfego.

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