Aspectos Gerais sobre a Monitoração da Ponte JK sobre o Lago Paranoá em Brasília

Autores: Pedro Afonso de Oliveira Almeida, Fernando Rebouças Stucchi, José Fernando Souza Rodrigues, Marcelo Waimberg, Daniel Berger

Resumo: Para a montagem e a monitoração da operação da Ponte JK, em Brasília – DF, foi realizada uma instrumentação durante a fase de construção da ponte, empregando- se sensores para medida de deformações específicas, deslocamentos dos blocos, forças nos estais, medida da temperatura, velocidade do vento e acelerações. Os sensores foram interligados a um sistema de aquisição de dados, com protocolo TCP/IP e 3 condicionadores de sinais, operando simultaneamente ao longo da fase de montagem da obra.

Leia artigo completo e download...

Avaliação do Sistema de Monitoração da Ponte sobre o Rio Sorraia

Autores: W. S. Assis, J. Sá, H. Sousa, J. C. Matos; D. Pereira, T. N. Bittencourt, I. Dias, J. A. Figueiras

Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a avaliação do sistema de monitoração da ponte sobre o Rio Sorraia, construída em Portugal. Após a descrição do sistema de monitoração, será fornecida a avaliação dos componentes envolvidos e sua contribuição ao sistema. Esse sistema, que permite a monitoração remota da ponte a partir dos sensores convencionais e em fibra óptica instalados, possui uma base de dados alimentada pela rede sensora que possibilita o estudo do comportamento da estrutura ao longo do tempo.

Leia artigo completo e download...