Concreto Compactado com Rolo (CCR) – Um Estudo da Durabilidade e Microestrutura na Presença de Adições

Autores: Nicole Pagan Hasparyk, Luciana dos Anjos Farias, Francesca Chein Muniz, Moacir Alexandre Souza de Andrade, Márcia Peres Teixeira, Walton Pacelli de Andrade

Resumo: O uso de adições minerais e pozolânicas no concreto compactado com rolo (CCR) pode contribuir para a melhoria de suas propriedades, tais como a trabalhabilidade, redução da permeabilidade com conseqüente aumento da durabilidade e, em geral, aumento da resistência mecânica. Várias adições, usualmente utilizadas no concreto convencional, como a cinza volante, a escória de alto forno e a sílica ativa, têm sido empregadas no CCR. Entretanto, outros materiais tais como o agregado pulverizado, a cinza de casca de arroz e o metacaulim estão sendo estudados com o objetivo de melhorar as propriedades do CCR, com menor custo. Neste trabalho, busca-se avaliar a influência de diversas adições na durabilidade e microestrutura do CCR, através de ensaios de laboratório.

Leia artigo completo e download...

Proposição de Uso de Argamassa Compactada com Rolo (ACR) para Construção de Barragens de Gravidade

Autores: Francisco Gladston Holanda, José Carlos Degaspare

Resumo: A ausência de agregado graúdo em determinada região levou os projetistas a estudarem uma determinada composição de argamassa para a construção de uma barragem tipo gravidade, caracterizada por apresentar baixa massa específica, utilizando-se a técnica de compactação com rolo.

Leia artigo completo e download...

Porosidade do Concreto Compactado com Rolo (CCR)

Autores: Elizabeth Leopoldina Batista, Newton Goulart Graça, Moacir Alexandre Souza de Andrade, Rubens Machado Bittencourt

Resumo: Ao estudo em questão foi direcionado para os aspectos de dosagem do CCR, através da investigação do emprego de diferentes adições ao concreto visando a redução da porosi-dade do concreto.

O estudo foi dividido em quatro fases distintas, sendo que na primeira o desempenho do CCR foi avaliado quando dosado com diferentes teores de agregados pulverizados, provenientes da moagem de três litologias, onde foi possível confirmar os efeitos benéficos do material, em substituição à areia. Contudo, o teor ideal para cada concreto depende do tipo da rocha.

Leia artigo completo e download...

Estudo da Eficiência do Concreto Compactado com Rolo para Barragens Quando Dosado com Escória de Alto-Forno em Substituição ao Cimento

Autores: Elizabeth Leopoldina Batista, Newton Goulart Graça, Rubens Machado Bittencourt

Resumo: O presente trabalho mostra os resultados de um estudo realizado em laboratório, onde o concreto compactado com rolo (CCR) para barragem foi investigado no estado fresco e endurecido nas idades de 28, 90 e 180 dias, quando dosado com quatro diferentes teores de escória de alto-forno moída. O objetivo principal da pesquisa foi determinar o quanto a escória pode substituir o cimento e qual o teor ideal, de modo que os concretos apresentem os melhores resultados relativos às suas propriedades mecânicas, elásticas e relacionadas com a durabilidade.

Leia artigo completo e download...

A influência do Grau de Compactação nas Propriedades do Concreto Compactado com Rolo

Autores: Newton Goulart Graça, Henry Silvério Mendes, Rubens Machado Bittencourt, Reynaldo Machado Bittencourt, Vanessa Elizabeth dos Santos Borges

Resumo: A execução do CCR no Brasil tem sido marcada por uma grande evolução nos últimos 20 anos. No entanto, um aspecto importante para operação normal da estrutura refere-se ao grau de compactação com que o concreto é executado e, manifestações patológicas têm sido associadas à menor compactação, com maior porosidade no concreto.  Isto se deve à dosagem, deficiências no equipamento de compactação e também à forma de controle desta compactação.

Leia artigo completo e download...