Efeito de Altas Temperaturas na Resistência à Compressão, Resistência à Tração e Módulo de Deformação do Concreto

Autores: Adriana Aparecida Ambrosio Souza, Armando Lopes Moreno Jr.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo a investigação experimental do comportamento do concreto quando submetido a elevadas temperaturas. Um concreto de utilização comum em nossa região, com cimento e agregados usuais, misturados em proporções também usuais (traço), foi submetido a temperaturas de 300 ºC, 600 ºC e 900 ºC , de maneira a se avaliar prováveis alterações na resistência à compressão, na resistência à tração e no módulo de deformação deste concreto.

Leia artigo completo e download...

Contribuição ao Estudo de Aditivos à Base de Éter de Polipropileno Glicol e Látex de Estireno-Butadieno no Combate à Retração

Autores: Maurício Grochoski, Paulo Helene, Leonel Tula

Resumo: A retração do concreto é um fenômeno inerente a este material e, portanto, um problema que sempre acompanhou as obras em concreto estrutural. A maneira tradicional de combatê-la tem sido através de uma cura apurada e com o emprego de traços especialmente desenhados: menos ricos em cimento, baixa relação água/cimento, usando preferencialmente cimentos compostos e aditivos como expansores e superplastificantes. Nos últimos anos foram lançados aditivos redutores de retração à base de glicois, ainda com pouquíssimo reflexo no mercado nacional. Da mesma forma, as emulsões poliméricas, utilizadas como modificadoras de argamassas, com forte influência na retração das mesmas, têm sido pouco utilizadas nas misturas de concreto.

Leia artigo completo e download...

Formação de Etringita Retardada em Concretos Submetidos à Cura Térmica

Autores: Epaminondas Luiz Ferreira Júnior, Gladis Camarini

Resumo: A formação de etringita retardada pode ser encontrada em concretos curados termicamente a temperaturas da ordem de 70 ºC. O regime de cura térmica pode destruir os cristais iniciais de etringita, e a formação posterior de grande quantidade deste produto induz à expansão e fissuração em conseqüência da pressão exercida pelos cristais após o endurecimento da pasta, comprometendo a durabilidade e, em alguns casos, a perda de resistência. Este processo também pode ocorrer em concretos que não tenham sido curados termicamente, dependendo da quantidade de sulfatos e da disponibilidade de C3A no cimento Portland.

Leia artigo completo e download...

Análise da Trabalhabilidade do Concreto Fresco Dosado com Agregado Graúdo Composto a Partir de uma Curva Granulométrica Contínua Obtida por uma Equação Algébrica – O Efeito Parede

Autores: Arnaldo M. P. Carneiro, Paulo de Araújo Regis, Patrícia Rodrigues, Eduardo A . Barcelar, Genilda Andrade

Resumo: Este trabalho tem por objetivo a análise da trabalhabilidade de concretos compostos com misturas ternárias de agregados graúdos, brita 0, 1 e 2 encontrados na cidade do Recife. As misturas ternárias foram compostas a partir da equação do somatório de uma progressão geométrica. Isto é, as porcentagens retidas das frações granulométricas das curvas teóricas correspondem à proporção para cada uma das britas utilizadas na mistura ternária; assim, foram preparadas quatro misturas ternárias.

Leia artigo completo e download...

Emprego de Técnicas Moleculares para estudo da Durabilidade

Autores: Denise de Souza Saad, Christine Claire Gaylarde

Resumo: Concreto, um dos materiais de construção mais utilizados, pode estar submetido à ação de microrganismos dispersos no meio ambiente. Estes agentes biológicos quando encontram um substrato adequado para o seu desenvolvimento, com nutrientes e umidade suficiente, multiplicam-se formando colônias. A presença destes microrganismos, tais como bactérias, cianobactérias, fungos e algas, podem afetar a durabilidade do material, principalmente devido a seus metabólitos excretados. Estes metabólitos, geralmente compostos ácidos, causam a deterioração do concreto e o conhecimento dos microrganismos é de mister importância para a caracterização destes compostos.

Leia artigo completo e download...