Uma Nova metodologia para Obtenção de Concreto Auto-Adensável de Alta Resistência com Aditivos Minerais

Autores: Paulo César Correia Gomes, Ravindra Gettu, Luiz Agulló

Resumo: O uso do concreto auto-adensável (CAA) apresenta vantagens tais como: menor tempo de construção e melhora do ambiente de trabalho. Para obter CAA as metodologias freqüentemente recorrem ao uso de aditivos químicos e/ou aditivos minerais. O concreto de alta resistência (CAR) já é uma realidade em muitos países, suas elevadas propriedades mecânicas e de durabilidade e uma alta trabalhabilidade motivam sua utilização. Se as vantagens do CAA podem ser acrescentadas às do CAR, com propriedades mecânicas e de durabilidade superiores, o concreto auto-adensável de alta resistência (CADAR) tem futuro promissor.

Leia artigo completo e download...

Tecnologia do Betão Auto-compactável

Autores: Sandra Nunes, Joana Sousa Coutinho, Joaquim Figueiras

Resumo: O betão auto-compactável (BAC), considerado por muitos como o desenvolvimento mais revolucionário das últimas décadas na área construção civil, envolve um novo processo de produção e colocação do betão que assenta na eliminação da vibração, de forma a diminuir o custo global da betonagem e aumentar a qualidade do produto final. No âmbito do trabalho desenvolvido no LABEST/FEUP sobre o estudo e desenvolvimento da tecnologia inovadora do BAC, discute-se a aplicabilidade do método de Okamura et al., utilizando materiais portugueses.

Leia artigo completo e download...

Comportamento da Aderência entre o Concreto Auto-Adensável de Alta Resistência e a Armadura

Autores: Mario Moriô Isa, Antonio Aguado

Resumo: Este trabalho propõe-se a estudar o comportamento da aderência entre o concreto auto adensável de alta resistência (CAAAR) e a armadura. Compara-se este com o comportamento da aderência entre o concreto com adensamento mecânico de alta resistência (CAMAR) e a armadura, tomado como referência, à idade de 7 dias. Propõe-se ainda relacionar estes comportamentos com a resistência à compressão, resistência à tração por compressão de metal e o módulo de elasticidade destes concretos, à idade 7 dias.

Leia artigo completo e download...

Experimental Behavior of Pull-Out Tests with High-strength Self-Compacting Concrete with High Cohesion

Autores: Fernando Menezes Almeida Filho, Ana Lúcia Homce de Cresce El Debs

Resumo: The use of high-strength concrete at early ages (7 days) is very common nowadays, what bring the idea to reduce the development length in concrete elements. The present investigation evaluates the behavior between high-strength self-compacting concrete at early age with steel bars of different diameter size. The principal aim was the analysis of the concrete cohesion on the bond strength on the steel-concrete interface and provide several data about the bond behavior in pull-out tests.

Leia artigo completo e download...

Dosagem de Concreto Auto-Adensável (CAA) com Base no Comportamento das Argamassas - Otimização da Definição do Teor de Aditivo Superplastificante

Autores: Wilson Ricardo Leal Silva, Wellington Longuini Repette, Zaira Fabrício Kraus

Resumo: O método Repette-Melo de dosagem de CAA baseia-se na definição de argamassas com características de coesão e fluidez no estado fresco. Argamassas tidas como adequadas para a produção de CAA apresentam tempo de escoamento entre 3,5 e 10 segundos e espalhamento de 200 à 280 mm, mas exigem um ajuste variável do teor de aditivo superplastificante no concreto.

Leia artigo completo e download...