Monitorização do Comportamento do Viaduto sobre a VCI Durante o Ensaio de Carga

Autores: C. Félix, M. Pimentel, R. Faria, J. A. Figueiras

Resumo: A realização da Alameda que liga a Praça das Flores à Praça da Corujeira, no Porto, inclui a construção de um Viaduto, que permite a passagem desnivelada das linhas de caminho de ferro e da futura rede de metropolitano, e de vias rodoviárias, entre as quais a Via de Cintura Interna (VCI). A dimensão do conjunto de vias a transpor, associada à necessidade de manutenção, durante a construção, do intenso tráfego nelas existentes, conduziu à concepção de um Viaduto cujo maior vão é de 120m e com um processo construtivo pouco frequente em viadutos urbanos. Dada a dimensão deste Viaduto, e o interesse demonstrado pelas diversas entidades nele envolvidas, foram elaborados dois planos de monitorização, um durante a fase construtiva, que inclui a realização do ensaio final de recepção (ensaio de carga), e outro durante a exploração, ambos com base num documento elaborado pelo projectista.

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Avaliação Geral do Estado de Conservação de Pontes Existentes nas Rodovias Piauienses

Autores: Pedro Wellington G. N. Teixeira, Fernando Drummond R. Gonçalves

Resumo: Atualmente, a grande maioria das obras de arte existentes nas rodovias do Estado do Piauí, está com cerca de 40 anos. Ademais, as cargas que são transportadas nas rodovias hoje são consideravelmente maiores que as previstas nos projetos originais dessas obras. Inicia-se, nesse momento, atividade de cadastro das pontes existentes, visando estabelecer diagnóstico sobre a situação atual das OAE´s sob responsabilidade do DER/PI, com participação da Universidade Federal do Piauí.

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Monitoração de Estrutura com o Sistema GPS: Estudo de Caso dos Efeitos do Vento num Edifício

Autores: João Carlos Chaves, João Francisco Galera Mônico, Luiz Gustavo Sousa Oliveira, Nemer Ricardo Amaral Ferreira, Antônio Juliano Fazan

Resumo: Uma estrutura necessita ser monitorada para fins de segurança das pessoas que ocupam seu espaço ou que habitam na sua vizinhança. Todo controle estrutural é importante para preservar as condições mínimas de sua utilização. Atualmente, existem mais estruturas altas e “esbeltas” do que no passado, e as mesmas estão sendo projetadas com muito mais flexibilidade. A integridade estrutural deve ser verificada de tempo em tempo, e especialmente durante ou após eventos que podem provocar danos pessoais ou materiais. Os recursos tecnológicos disponíveis podem colaborar na prevenção de acidentes ou catástrofes.

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Módulo de Deformação do Concreto pelo Método Ultra-sônico

Autores: G. S. Sena Rodrigues, E. P. Figueiredo

Resumo: Como conseqüência do descaso no projeto, da falta de controle de qualidade na execução, da manutenção inexistente e do meio ambiente agressivo, as estruturas de concreto têm apresentado sérios problemas de durabilidade, gerando a necessidade de inspeções e averiguações das reais condições dessas estruturas. Nesses casos, o conhecimento do módulo de deformação é fundamental, tanto na análise do comportamento estrutural como do desempenho do concreto, uma vez que as deformações podem gerar fissuras capazes de comprometer a durabilidade das estruturas.

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Degradação das Estruturas de Concreto devido à Amplitude Térmica Brasileira

Autores: Maryangela Geimba de Lima, Fabiano Morelli

Resumo: A degradação do ambiente construído está diretamente relacionada com as condições ambientais, ou seja, temperatura, umidade relativa, radiação, poluição e outras; assim como por quanto tempo e como estas condições incidem nos distintos materiais e sistemas de construção. Muitos materiais e sistemas de construção sofrem degradação que se acentua devido à variação térmica diária e/ou anual, dentre eles, o concreto e as estruturas de concreto. Com a intenção de auxiliar projetistas, especificadores e pesquisadores que trabalham com a degradação das estruturas de concreto estudou-se a variação térmica brasileira.

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