Efeitos Térmicos nas Estruturas de Concreto

Autor: Augusto Carlos de Vasconcelos

Resumo: A finalidade do artigo é fornecer subsídios para introdução do tema numa futura revisão da NB-1, que silencia a respeito de efeitos térmicos. O principal é estabelecer valores aplicáveis no Brasil a respeito da variação uniforme de temperatura em estruturas longas e de gradiente térmico em seções de lajes ou vigas onde a diferença de temperatura seja conhecida e significativa. Isto acontece, por exemplo, em pistas de decolagem em aeroportos, em lajes e paredes de frigoríficos, em depósitos de gases liquefeitos de petróleo.

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Ensaios de Fadiga com Tração Desviada em um Cabo de Ponte Estaiada

Autores: Pedro Afonso de Oliveira Almeida, Miguel Angel Buelta Martinez, Ivan Tessarolo

Resumo: Investigação experimental realizada para avaliar o comportamento estrutural de um cabo de ponte estaiada submetido à fadiga em flexotração, com ângulo de desvio de 1,64 grau. Para isso foi ensaiado um corpo-de-prova semelhante a um estai, com 4 cordoalhas, onde foram aplicados dois milhões de ciclos, com variação de tensão de 127 MPa e pico de 40% da resistência teórica do cabo.

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Ações de Torcidas em Estádios de Futebol

Autores: José Fernando Sousa Rodrigues, Pedro Afonso de Oliveira Almeida

Resumo: Investigação teórica e experimental das ações induzida por torcedores nas estruturas de arquibancadas de estádios de futebol, com emprego de modelos estatísticos e reanálise numérica.

A investigação foi desenvolvida ao longo da tese de doutoramento “Ações Induzidas por Multidões em Estruturas de Arquibancadas”, no Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da USP (EPUSP).

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Verificação dos Deslocamentos em Elementos Fletidos – Um Panorama da Nova NBR 6118

Autores: Mônica Cristina Cardoso da Guarda, Juliana Soares Lima

Resumo: Os avanços da tecnologia dos materiais e das técnicas de análise estrutural proporcionaram uma redução das seções transversais das vigas e das espessuras das lajes. Com isso, os pavimentos vêm se tornando cada vez mais flexíveis, e os problemas de deslocamentos excessivos, mais comuns. A necessidade de se efetuar uma avaliação consistente dos deslocamentos passou, então, a ser fundamental para o bom desempenho das estruturas em serviço.

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Análise Experimental em Almas de Pontes Celulares sob Carregamento Estático e Cíclico

Autores: Ricardo Gaspar, Fernando Rebouças Stucchi

Resumo: As vigas celulares ocupam um lugar de destaque crescente na construção de pontes em concreto protendido. Dentro desta opção, a tendência moderna é de se construírem pontes unicelulares cada vez mais largas, o que traz como conseqüência um aumento considerável da flexão transversal em seus elementos, especialmente nas almas, submetendo-as a uma combinação de cisalhamento com flexão transversal, a qual pode atingir valores importantes. Este trabalho tem por finalidade apresentar um novo critério de dimensionamento incluindo o caso do estado limite último de fadiga.

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