Aplicação da Análise de Sensibilidade na Retroanálise de um Caso de Expansão por RAA em Barragem de Concreto

Autores: Haroldo de Mayo Bernardes, Rogério de Oliveira Rodrigues

Resumo: A utilização de instrumentos para a observação do comportamento de estruturas de concreto em processo de expansão devida a Reações Álcali-Agregado (RAA) reveste-se de grande importância por possibilitar o diagnóstico do problema em fase inicial. No entanto este método de observação apresenta algumas dificuldades na etapa de interpretação de resultados, justificando-se o emprego de técnicas de retroanálise.

Leia artigo completo e download...

Reações Álcali-Agregado: Análise da Potencialidade de Ocorrência em Agregados utilizados no Laboratório de Engenharia Civil da FEIS/Unesp

Autor: André Luís Gamino

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar, dentro do campo de durabilidade de estruturas de concreto, certos tipos de reações que podem comprometer a vida útil do concreto endurecido. Essas reações são denominadas reações álcali-agregado e ocorrem devido à formação de um gel expansivo originário da interatividade entre os álcalis do cimento e certos tipos minerais presentes nos agregados.

Leia artigo completo e download...

Aproveitamento de Resíduos de Vidro em Concreto

Autores: Reynaldo Machado Bittencourt, João Luis de Abreu Pinto, Cristiane Martins da Silva, Vanessa Elizabeth dos Santos Borges, Nicole Pagan Hasparyk, Ângela Borges Masuero, Denise C. C. Dal Molin

Resumo: A proposta deste trabalho foi o estudo da viabilidade técnica do uso de resíduo de vidro âmbar em concreto, agregando ou não valor aos produtos e priorizando a avaliação da reação álcali-sílica. Foram avaliadas as combinações dos cimentos CP I-32, CP III-40 RS e CP IV-32 com vidro moído e/ou micronizado em cinco frações granulométricas, desempenhando as funções de agregado, filler e material pozolânico para concreto visando aplicações como blocos para pavimentação, alvenaria e pisos com agregado aparente.

Leia artigo completo e download...

Identificação e Caracterização de Reação Álcali – Agregado em Ponte de Concreto

Autores: M. C. B. Oliveira, P. A. O. Almeida, J. F. S. Rodrigues, M. P. S. Zuquim, F. Locati

Resumo: Trata-se da investigação das patologias encontradas em estrutura de concreto de uma ponte, com grandes deformações na superestrutura e fissuração excessiva ao longo da estrutura principal. Foram selecionadas amostras de concreto com evidências de deterioração, extraídas ao longo da ponte, com critérios estatísticos e orientados pelas informações da análise estrutural realizada, envolvendo tubulão, blocos defundações, pilares e tabuleiro. As evidências de reação álcali-agregado observadas são: presença de gel em bolhas de ar aprisionado e em microfissuras, de borda de reação entre a pasta e o agregado e de “línguas” de gel-álcali-sílica na pasta.

Leia artigo completo e download...

Estudo Numérico-Experimental sobre os Efeitos da RAA em uma Estrutura

Autores: Haroldo Bernardes, Leonardo Souza, César Freitas, Paulo Falco

Resumo: As reações álcali-agregado (RAA) provocam deformações nas estruturas de concreto e nas propriedades mecânicas do material afetado pelo fenômeno. O presente trabalho realiza-se um estudo de caso de aplicação de modelo físico em escala reduzida e modelo numérico utilizando o método dos elementos finitos para a simulação do comportamento estrutural de uma casa de força de usina hidrelétrica caso fosse afetada por esta patologia.

Leia artigo completo e download...